Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Análise Psicológica
versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020
Resumo
MENDES, Letícia et al. Adaptação da Escala Phubbing e da Escala Genérica de Ser Phubbed para a população portuguesa. Aná. Psicológica [online]. 2022, vol.40, n.2, pp.259-280. Epub 31-Dez-2022. ISSN 0870-8231. https://doi.org/10.14417/ap.1911.
O uso excessivo, abusivo ou inadequado de telemóveis pode ter um efeito negativo nas relações interpessoais. Este estudo visa adaptar a Escala Phubbing (PS) e a Escala Genérica de Ser Phubbed (GSBP) à população portuguesa, estabelecendo a validade convergente dos instrumentos com outros que avaliam construtos aproximadas, tais como a Partner Phubbing Scale (PPS) e o Questionário de Nomofobia (NMP-Q), e investigar as diferenças e/ou relações entre as variáveis sociodemográficas, variáveis de utilização de telemóveis e a PS e a GSBP. Trata-se de um estudo transversal, incluindo 641 participantes, com idades entre 18-71 (M=27,91; DP=10,60). A versão portuguesa do PS manteve o número de itens e fatores, no entanto, distribuídos de forma diferente da versão original. A versão portuguesa do GSBP manteve a estrutura proposta pelos autores da versão original. As correlações obtidas por ambas as escalas com outros instrumentos garantiram uma validade convergente. Foram encontradas diferenças nos valores das escalas de acordo com algumas variáveis sociodemográficas e algumas variáveis relativas à utilização de telemóveis. As constatações fornecem dois instrumentos culturalmente adaptados e validados que são úteis aos investigadores para avaliar este fenómeno e intervir em tempo útil.
Palavras-chave : Escala Genérica de Ser Phubbed (GSBP); Telemóvel; Questionário Nomophobia (NMP-Q); Partner Phubbing Scale (PPS); Escala de Phubbing (PS)..