Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Análise Psicológica
versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020
Resumo
FERNANDES, Carla et al. Associações entre o script de base segura no pré-escolar e a perceção da qualidade da vinculação na idade escolar. Aná. Psicológica [online]. 2023, vol.41, n.1, pp.61-68. Epub 30-Jun-2023. ISSN 0870-8231. https://doi.org/10.14417/ap.1869.
Estudos anteriores sugerem que as representações mentais de vinculação podem apresentar estabilidade moderada entre o pré-escolar e a idade escolar, contudo nenhum considerou o uso do Script de Base Segura (SBS). Este estudo testou a estabilidade longitudinal das representações de vinculação, fornecendo dados que nos permitirão determinar se o valor de SBS se comporta como outras medidas de vinculação nestas idades. Uma amostra de 70 pré-escolares portugueses (36 meninas) foi avaliada quanto ao acesso e uso do SBS quando produzem narrativas relevantes para temas de vinculação (e.g., separação, medo de ameaça ambígua) aos 5 anos de idade através do Attachment Story Completion Task. Medidas de follow-up foram obtidas aos 8 e 9 anos de idade através da Kerns Security Scale. Foram derivados valores de segurança para ambos os pais, em ambos os anos. Todas as correlações entre tempos foram positivas e significativas. Testes subsequentes sobre magnitudes de correlação para mães vs. pais não foram significativos. Finalmente, as correlações para os valores de segurança mãe/pai foram significativas em ambas as faixas etárias. Os resultados indicam que o acesso e uso do SBS pelas crianças pré-escolares prediz a qualidade percecionada de vinculação com os pais na idade escolar. De um modo geral, estes resultados sugerem que o acesso e uso do SBS em narrativas relevantes para a vinculação de crianças pequenas é uma medida válida.
Palavras-chave : Script de Base Segura; Pré-escolar; Idade escolar..