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Ciência & Tecnologia dos Materiais
versão impressa ISSN 0870-8312
Resumo
BYRNE, Jim; CLAUDIO, Ricardo A. e BURGESS, Andrew. Resisting metal fatigue in aeroengines, surface damage and surface treatments. C.Tecn. Mat. [online]. 2008, vol.20, n.1-2, pp.30-39. ISSN 0870-8312.
O presente artigo refere-se ao estudo de potenciais falhas em motores de avião, em particular falhas por fadiga, incluindo fadiga a elevado de ciclos, fadiga oligocíclica e fadiga combinada. São apresentados alguns resultados, obtidos em Portsmouth, da influência de dano provocado por objectos estranhos no comportamento à fadiga das pás da fan de compressor na liga Ti6Al4V. É considerado um modelo de propagação baseado em dois parâmetros. Em componentes como discos de turbina e compressor, a melhoria de propriedades à superfície por processos tradicionais tem trazido grandes benefícios tem termos de melhoria de resistência à fadiga. São apresentados alguns resultados do benefício da grenalhagem, na resistência à fadiga de superligas de níquel a alta temperatura, em conjunto com os efeitos de um subsequente dano à superfície causado por um pequeno risco.
Palavras-chave : Fadiga a elevado número de ciclos; fadiga oligocíclica; dano por objectos estranhos; grenalhagem.