Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Ciência & Tecnologia dos Materiais
versão impressa ISSN 0870-8312
Resumo
REIS, Luís; LI, Bin e FREITAS, Manuel de. Fatigue behaviour of a structural steel under non-proportional multiaxial loading. C.Tecn. Mat. [online]. 2008, vol.20, n.1-2, pp.87-91. ISSN 0870-8312.
Este artigo apresenta um estudo sobre o comportamento em fadiga multiaxial do aço 42CrMo4, sob condições de carregamento não proporcional. Embora o aço 42CrMo4 seja utilizado em muitos componentes mecânicos, a maioria dos estudos referenciados na literatura apenas referem o seu comportamento em fadiga uniaxial. O objectivo deste trabalho é estudar o comportamento mecânico do aço 42CrMo4 sob condições especificas de carregamento, as quais permitirão um melhor entendimento do rácio entre a componente da tensão normal e da tensão de corte e consequentemente validar os modelos de dano à fadiga. Foram realizados vários testes, em controlo de carga, para diferentes trajectórias de carregamento. Os resultados experimentais mostram que o rácio entre a componente da tensão normal e da tensão de corte tem uma forte influência no dano à fadiga e consequentemente na vida à fadiga. São utilizados modelos de dano à fadiga multiaxial, baseados na amplitude da tensão de corte, para correlacionar com os resultados experimentais. Com o novo rácio obtém-se uma melhor correlação dos resultados.
Palavras-chave : Fadiga multiaxial; Carregamento não-proporcional; Plasticidade; Encruamento cíclico; Modelos fadiga multiaxial.