Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Ciência & Tecnologia dos Materiais
versão impressa ISSN 0870-8312
Resumo
RICHTER-TRUMMER, Valentin et al. Residual stress measurement using the contour and the sectioning methods in a mig weld: Effects on the stress intensity factor. C.Tecn. Mat. [online]. 2008, vol.20, n.1-2, pp.114-119. ISSN 0870-8312.
A distribuição longitudinal de tensões residuais de uma placa fina em alumínio 6082-T6, soldada topo-a-topo por arco eléctrico, foi determinada com o método contour. Mesmo tendo esta técnica sido aplicada a várias geometrias distintas, os autores desconhecem a sua aplicação a uma placa de secção fina como a apresentada no presente trabalho. A validação dos resultados foi efectuada através de resultados obtidos na literatura, incluindo o procedimento CEGB-R6, e também através do já conhecido método experimental de seccionamento. A medição de tensões residuais foi utilizada na previsão do crescimento de uma fenda de fadiga, com o intuito de comparar o comportamento ao de uma fenda a crescer na mesma placa livre de tensões residuais.
Palavras-chave : Calibração do factor intensidade de tensão; crescimento de fendas de fadiga; método contour; soldadura MIG; tensão residual.