SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Factores de vulnerabilidade e protecção na aquisição de hábitos tabágicos dos adolescentes portugueses em meio escolar e familiarTeste de dependência à nicotina: validação linguística e psicométrica do teste de Fagerström índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

FIGUEIRAS, Maria João; MARCELINO, Dália  e  FERREIRA, Maria Manuela. Preditores da intenção de adoptar comportamentos preventivos face ao HIV/SIDA em adolescentes portugueses. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2009, vol.27, n.2, pp.27-36. ISSN 0870-9025.

Objectivo: Este estudo tem como objectivo investigar em que medida a teoria da acção planeada e o modelo crenças sobre a saúde podem predizer a intenção de adoptar comportamentos preventivos para o HIV/SIDA, em raparigas e rapazes adolescentes saudáveis. Método: Trata-se de um estudo transversal, em que participaram 546 adolescentes saudáveis (50% mulheres), que completaram um questionário que avaliou as crenças sobre o HIV/SIDA, e as características sócio-demográficas. Foram utilizadas análises de regressão linear. Resultados: Em geral os adolescentes apresentam uma baixa percepção de vulnerabilidade e risco de contrair o HIV/SIDA. Apresentam uma atitude positiva face a adopção de comportamentos preventivos, uma forte crença em relação à intenção de vir a adoptar comportamentos preventivos, percepção de controlo do comportamento, benefícios e pistas para a acção. Existem diferenças de sexo significativas nos preditores da intenção de vir a adoptar comportamentos preventivos. Conclusão: Apesar do seu carácter exploratório, as diferenças de sexo encontradas nos preditores da adopção de comportamentos preventivos têm efeito no processamento cognitivo da informação face ao SIDA e poderão ter implicações na adopção de comportamentos preventivos.

Palavras-chave : modelo de crenças de saúde; teoria de acção planeada; adolescentes; HIV/SIDA.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )