SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Contributo da avaliação psicológica no exame clínico de condutores com doença neurológica e psiquiátrica: revisão teóricaContributo para a classificação da funcionalidade dos utentes da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados segundo a Classificação Internacional de Funcionalidade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

FERREIRA, Pedro Gonçalo; FERREIRA, António Jorge  e  CRAVO-ROXO, Paulo. Constrangimentos ao controlo da tuberculose no sistema prisional. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.71-83. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2014.11.003.

A população nas prisões está a aumentar na maioria dos países do mundo e tem sido relacionada com algumas das taxas mais elevadas de tuberculose (TB) registradas em toda a população humana. Os surtos de tuberculose nas prisões são há muito, do conhecimento geral mas a aplicação de diretrizes específicas tem sido incompleta e heterogénea devido a diversos obstáculos específicos que têm sido levantados. O risco infeccioso dos presos, a falta de condições estruturais, o estilo de vida da prisão, o impacto da estratificação hierárquica não oficial dos presos, a descontinuação e disarticulação terapêutica entre as instituições de cuidados médicos foram alguns dos problemas encontrados. O controlo eficaz da TB em ambiente prisional exigirá uma atenção renovada e uma mais elevada consciencialização política conducente a reformas significativas ao nível do parque prisional.

Palavras-chave : Tuberculose; Prevenção e controlo; Doenças infecciosas; Prisões.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )