SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Ambiente percebido na formação inicial: investigação com estudantes universitários de Educação FísicaAutoestima, metas de realização e estratégias de autoproteção: uma abordagem centrada na pessoa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

BELMONTE, Maria Luisa; GARCIA-SANZ, Marí Paz  e  HERNANDEZ-RAMOS, Juan Pablo. Avaliação de uma oficina de gamificação para formação do Homo Ludens educacional. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.1, pp.226-245.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.21290.

O jogo e os elementos lúdicos fazem parte da história da humanidade desde tempos imemoriais, estando quase sempre presentes nos processos educativos.

Dado que a gamificação melhora a motivação e a atitude perante a aprendizagem, melhora a cognição espacial, a atenção visual e a resolução de problemas, implica consequências satisfatórias no engajamento, promove a capacidade de retenção e otimiza os resultados académicos dos alunos, é conveniente oferecer atualização pedagógica sobre este assunto aos diferentes agentes educacionais. O objetivo desta pesquisa é conhecer a formação em gamificação de um grupo de profissionais de uma Fundação para pessoas com deficiência intelectual, antes e após a realização de um workshop específico sobre a referida metodologia, analisando possíveis diferenças significativas e tamanho de efeito entre pré e pós-teste, dependendo de algumas variáveis ​​situacionais. Além disso, pretende-se obter perfis profissionais, tendo em conta essas variáveis ​​e o nível de formação em gamificação, antes e depois do workshop. Após o estudo, observou-se um aumento quantitativo nas respostas dos professores entre o pré-teste e o pós-teste, sendo as diferenças entre as duas aplicações do questionário significativas, e o valor crítico estabelecido por Cohen superando em muito o tamanho destas diferenças.

Palavras-chave : Oficina; gamificação; deficiência intelectual; perfis.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )