SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2PAAI - Programa de auto-aprendizagem interativo e online para pessoas com asma: Protocolo para cocriação e avaliação de impacto índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Resumo

PRESA, Ana R.; GARCIA, Sónia; CADINHA, Susana  e  SOUSA, Maria João. Reação de hipersensibilidade ao Azul Patente. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2023, vol.31, n.2, pp.163-167.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 0871-9721.  https://doi.org/10.32932/rpia.2023.06.114.

O Azul patente (AP) é um corante azul sintético comummente usado na prática clínica para o mapeamento do gânglio sentinela no cancro da mama. Os autores reportam o caso de uma doente com carcinoma ductal invasivo da mama esquerda, submetida a mastectomia unilateral com mapeamento de gânglio sentinela. Durante a cirurgia, a doente desenvolveu urticária violácea e edema glótico ligeiro. Foi confirmada reação de hipersensibilidade ao AP através de testes cutâneos, tendo sido identificado o azul-de-metileno como um possível corante alternativo. Este caso reforça a necessidade de maior consciencialização sobre as possíveis reações de hipersensibilidade ao AP durante procedimentos cirúrgicos.

Palavras-chave : Urticária violácea; azul patente; cancro da mama.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )