SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Rinossinusite crónica e imunodeficiências primárias - Uma relação menosprezada índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Resumo

GASPAR, Ângela et al. Capítulo IV: Imunoterapia oral ao leite - Normas de orientação em imunoterapia oral na alergia alimentar. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2025, vol.33, n.1, pp.9-26.  Epub 30-Mar-2025. ISSN 0871-9721.  https://doi.org/10.32932/rpia.2025.03.153.

Com o objetivo de criar recomendações práticas clínicas e uniformizar procedimentos sobre imunoterapia oral na alergia alimentar em Portugal, o Grupo de Interesse de “Alergia Alimentar” da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) elaborou as “Normas de Orientação em Imunoterapia Oral na Alergia Alimentar”.

Na presente Página Educacional, apresentamos o quarto capítulo das normas, dedicado à imunoterapia oral ao leite de vaca, com vista a desenvolver um guia clínico baseado na evidência científica disponível e nas opiniões de consenso de um grupo de especialistas com vasta experiência nesta área específica. Neste sentido, os autores efetuam uma revisão atualizada sobre o tema, apresentam protocolos e emanam recomendações clínicas, abrangendo indicações e contraindicações, fatores de risco e cofatores, requisitos e orientações no seguimento a longo prazo de doentes submetidos a imunoterapia oral com leite de vaca.

Palavras-chave : Alergia ao leite de vaca; alergia alimentar; dessensibilização; imunoterapia oral; normas de orientação; tolerância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )