SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4The environmental impact of inhaled therapy in asthma treatmentCorn allergy - Identification of a new allergen author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

Print version ISSN 0871-9721On-line version ISSN 2184-3856

Abstract

COELHO, Ana Cristina et al. Diagnosis approach to hypersensitivity reactions in Helicobacter pylori eradication. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2025, vol.33, n.4, pp.233-243.  Epub Dec 30, 2025. ISSN 0871-9721.  https://doi.org/10.32932/rpia.2025.09.168.

Contexto:

A infeção por Helicobacter pylori (HP) é tratada com antibióticos e agentes anti secretores usados de forma concomitante. As reações de hipersensibilidade (RHS) limitam as opções terapêuticas. Este estudo caracteriza a abordagem diagnóstica das RHS à terapêutica de erradicação do HP.

Métodos:

Análise retrospetiva (1/2011-6/2024) de doentes com suspeita de RHS à terapêutica de erradicação do HP [inibidores da bomba de protões (IBP) + amoxicilina + claritromicina ou IBP + amoxicilina + claritromicina + metronidazol]. O diagnóstico foi considerado: 1) confirmado por história clínica (HC) sugestiva e IgE específica para β-lactâmicos (βL sIgE) positiva ou testes cutâneos [testes cutâneos por picada (TCP), testes intradérmicos (IDT), testes epicutâneos] positivos ou com base numa prova de provocação (PP) positiva; 2) provável com base em HC sugestiva e teste de transformação linfocitária (TTL) positivo; ou 3) excluído por PP negativa ou HC não sugestiva.

Resultados:

Dos 42 doentes [88% mulheres, média (âmbito) de idade 55 anos (22-85)], 10 apresentaram RHS imediatas: cinco anafilaxias, cinco erupções cutâneas urticariformes. O diagnóstico de RHS à amoxicilina foi confirmado em sete destes doentes (dois com base na βL sIgE, dois em βL sIgE/TCP, um em TCP, dois em IDT) e excluído por PP em três. RHS à claritromicina, metronidazol e IBP foram excluídas em todos os doentes. Foram reportadas RHS não imediatas em 32 doentes. O diagnóstico de RHS à amoxicilina foi confirmado em cinco doentes por PP e considerado provável em um (com base no TTL). O diagnóstico de RHS à claritromicina confirmou-se em dois doentes por PP e ao IBP (omeprazol) em um doente por PP.

Conclusão:

A história clínica isolada sobrestima as RHS. A amoxicilina foi a causa mais frequente de RHS imediatas e não imediatas. O diagnóstico de RHS imediata baseou-se nos resultados da sIgE e nos testes cutâneos, enquanto as RHS não imediatas dependeram da PP. Em ambos os grupos, a PP foi fundamental para excluir hipersensibilidade.

Keywords : Prova de provocação com fármacos; terapêutica de erradicação; helicobacter pylori; reações de hipersensibilidade; testes cutâneos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )