SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Vacinação Anti-Sarampo, Parotidite e Rubéola na criança com alergia ao ovoDefeitos congénitos da glicosilação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

DIAS, Liliana  e  PEDROSA, Cláudia. Reatividade cruzada entre penicilinas e cefalosporinas: mudança de paradigma. Nascer e Crescer [online]. 2022, vol.31, n.1, pp.31-37.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v31.i1.20898.

A alergia aos antibióticos beta-lactâmicos é a causa mais frequente de alergia secundária a fármacos. O diagnóstico incorreto impede os doentes de receber uma opção terapêutica altamente efetiva.

A reatividade cruzada entre penicilina e cefalosporina tem importantes implicações terapêuticas. A estrutura das penicilinas e cefalosporinas partilha o anel beta-lactâmico e as cadeias laterais. Vários estudos implicam a cadeia lateral R1 e não o anel beta-lactâmico como fator determinante para a reatividade cruzada.

O presente artigo faz uma revisão dos mecanismos imunológicos envolvidos na reatividade cruzada e apresenta uma abordagem prática ao uso de cefalosporinas em doentes alérgicos a penicilina.

Palavras-chave : cadeia lateral; cefalosporina; penicilina; reatividade cruzada.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )