SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Um caso impressionante de derrame pleural índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

SA, Liliana et al. Caso clínico dermatológico. Nascer e Crescer [online]. 2022, vol.31, n.2, pp.178-180.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v31.i2.23217.

A síndrome de múltiplos lentigos (LEOPARD) é uma doença genética autossómica dominante. LEOPARD é um acrónimo para as características mais importantes da doença: lentigos múltiplos, anomalias de condução no eletrocardiograma, hipertelorismo ocular, estenose pulmonar, anomalias genitais, atraso de crescimento e surdez neurossensorial. Os autores descrevem o caso de um adolescente de 14 anos referenciado por baixa estatura e alopécia, com história familiar de múltiplos lentigos distribuídos pelo corpo e hipoacusia na mãe, avó materna e tias. O exame físico evidenciou baixa estatura, alopécia atingindo mais de 90% do couro cabeludo, traquioníquia, múltiplos lentigos espalhados pelo tronco, quatro manchas café-com-leite, pectus excavatum, sopro cardíaco sistólico de grau II/VI e estadio de Tanner G2P1A1. O estudo genético confirmou o diagnóstico de síndrome de LEOPARD. Um diagnóstico precoce da doença é fundamental para a gestão prospetiva de problemas médicos associados e aconselhamento genético.

Palavras-chave : baixa estatura; lentigos múltiplos; mancha café-com-leite; puberdade tardia; síndrome de LEOPARD; síndrome de Noonan.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )