Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Similares em
SciELO
Compartilhar
Nascer e Crescer
versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417
Resumo
VAREJAO, Ana; BEM, Pedro; LARANJO, Mafalda e COUTO, Adelina Sá. Eclampsia e PRES - Dois casos clínicos. Nascer e Crescer [online]. 2024, vol.33, n.3, pp.197-201. Epub 30-Set-2024. ISSN 0872-0754. https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v33.i3.31009.
Eclâmpsia é a manifestação convulsiva de distúrbios hipertensivos da gravidez. A síndrome de encefalopatia posterior reversível (PRES) caracteriza-se por uma variedade de sinais e sintomas neurológicos e achados específicos de neuroimagem que refletem edema vasogénico subcortical, especialmente percetível nas regiões posteriores e caracteristicamente reversível em dias ou semanas.
São apresentados dois casos clínicos de PRES em contexto de eclâmpsia. No primeiro caso, uma puérpera apresentou queixas de cefaleia frontal persistente associadas a elevação da tensão arterial dois dias após o parto, que evoluíram para amaurose e dois episódios de convulsões tónico-clónicas generalizadas algumas horas depois. No segundo caso, uma grávida apresentou um episódio de convulsão tónico-clónica com mordedura de língua durante o terceiro estádio do trabalho de parto, sem sintomas precedentes. Estes dois casos evidenciam a heterogeneidade da apresentação clínica desta síndrome e a importância de manter um elevado índice de suspeição para um diagnóstico atempado e vigilância e tratamento adequados, particularmente dada a elevada probabilidade de reversibilidade dos sintomas e achados imagiológicos.
Palavras-chave : convulsão; eclâmpsia; gravidez; hipertensão; PRES.












