SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Para uma caracterização de espaços semiprivados de diversão nocturna (noctem): diversidade e acesso diferenciado em bares mexicanos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Forum Sociológico

versão impressa ISSN 0872-8380versão On-line ISSN 2182-7427

Resumo

MAGIDI, Martin  e  JIMU, Tawanda. Meios de subsistência urbanos para além das ruínas industriais: o nascimento de uma economia nocturna informal em Norton, Zimbabué. Forum Sociológico [online]. 2023, n.43, pp.15-23.  Epub 22-Dez-2023. ISSN 0872-8380.  https://doi.org/10.4000/sociologico.11716.

Este artigo centra-se na cidade de Norton, no Zimbabué, que ficou em ruínas depois de a sua indústria ter sucumbido à desindustrialização, com o encerramento de indústrias-chave. Com o aumento do desemprego e da pobreza urbana, os residentes inovaram e conceberam estratégias alternativas de subsistência. Este estudo explora várias actividades económicas nocturnas informais e inovadoras: venda nocturna, indústrias caseiras, pesca informal, extração de areia e pedreiras, transportes e economia de lazer nocturna, entre outras, que os residentes de Norton adoptaram. O estudo analisa a organização destas actividades e as lógicas subjacentes à sua adoção nocturna. Pela sua coragem e capacidade de reinventar os seus meios de subsistência, apresentamos os residentes usando as lentes da teoria orientada para os actores de Long, enquadrando-os como actores sociais e agentes de mudança que trabalham arduamente para encontrar soluções para os seus desafios. Os dados foram recolhidos através de métodos etnográficos de entrevistas, observações nocturnas e conversas informais. Os nossos resultados mostram que Norton se tornou um centro de actividades económicas informais nocturnas como inovação e criatividade empresarial, por factores de governação, devido a cortes de energia durante o dia, actividades de lazer nocturnas e como modo de trabalhar arduamente para sobreviver num ambiente económico difícil.

Palavras-chave : economia noturna; economia informal; meios de subsistência informais; desindustrialização.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )