SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Pertussis em Portugal - A importância de uma nova estratégia vacinalPneumonia aguda fibrinosa e organizante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

BUGALHO, António et al. Ecografia na patologia torácica. Rev Port Pneumol [online]. 2010, vol.16, n.4, pp.589-606. ISSN 0873-2159.

Nos últimos anos a ecografia torácica tem vindo a ser reconhecida como um instrumento de extrema importância para os pneumologistas. Actualmente, os equipamentos são práticos, portáteis, de fácil utilização e fidedignos, o que os torna apropriados para utilização no diagnóstico e orientação de procedimentos terapêuticos. Na avaliação de derrame pleural e condução de toracentese são necessárias competências técnicas básicas em ultra-sonografia. Procedimentos mais complexos devem ser realizados perante treino específico e incluem a colocação de dreno torácico e identificação com eventual biopsia de lesões torácicas. Os autores procuram abordar, de um ponto de vista prático, a técnica e os recentes avanços alcançados neste campo. São apresentados alguns casos clínicos no sentido de ilustrar e guiar aqueles que desejam iniciar a realização de ecografia do tórax.

Palavras-chave : Ecografia; ultra-sonografia; tórax; pleura; doenças pulmonares; derrame pleural; cancro do pulmão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )