Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health
versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X
Resumo
SILVA, Andresa; FONSECA, Susana e AMANTE, Maria João. Instituição, escola, futuro e satisfação com a vida sob a perspetiva de jovens institucionalizados. Mill [online]. 2020, n.esp6, pp.33-41. Epub 30-Nov-2020. ISSN 0873-3015. https://doi.org/10.29352/mill0206e.03.00345.
Introdução:
O bem-estar e desenvolvimento integral da criança/jovem institucionalizado é hoje uma prioridade e toda a legislação envolvente é imprescindível de modo a garantir-lhes os seus direitos.
Objetivos:
Compreender como os jovens institucionalizados de uma instituição da zona centro do país se posicionam ao nível da instituição, escola, perspetivas de futuro e da sua satisfação com a vida.
Métodos:
Trata-se de uma investigação de cariz qualitativa, utilizando um Instrumento de Inquérito por Questionário e uma Escala de Satisfação com a Vida (Satisfaction With Life Scale (SWLS)) sendo esta traduzida e aferida para a população portuguesa pelo autor Simões (1992). O presente estudo, contou com uma amostra de 11 sujeitos institucionalizados com idades entre os 11 e os 22 sendo 5 do género feminino e 6 do género masculino.
Resultados:
Conclui-se que os jovens consideram que a instituição trabalha em prol do que gostam e, em termos escolares consideram que é um meio propício para um melhor futuro. Referente às perspetivas de futuro concluiu-se que têm definidos os seus objetivos de vida. Para a satisfação com a vida aferiu-se que mais de metade dos inquiridos se sentem satisfeitos com a sua vida.
Conclusão:
Os jovens, em estudo, valorizam a sua instituição e a escola, têm perspetivas de futuro relacionadas com aspetos profissionais e sentem-se satisfeitos com a vida.
Palavras-chave : jovens; institucionalização; escola; futuro; satisfação com a vida.