Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health
versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X
Resumo
ZANUNCIO, Andressa Vinha et al. Paragangliomas timpânicos: relato de caso. Mill [online]. 2020, n.esp6, pp.55-60. Epub 30-Nov-2020. ISSN 0873-3015. https://doi.org/10.29352/mill0206e.05.00349.
Introdução:
Os glomus timpânicos ou paragangliomas são tumores extremamente vascularizados localizados no promontório da orelha média, formados por células com citoplasma eosinófilo finamente granulado com pequenos núcleos ovais separados por septos de tecido fibroso que contém veias dilatadas.
Desenvolvimento:
Estes tumores timpánicos são muito semelhantes histologicamente ao feocromocitoma e considerados os tumores benignos mais comuns da orelha média. Os sintomas mais associados são o zumbido pulsátil e a hipoacusia. O exame físico pode mostrar uma lesão avermelhada presente na orelha média. O diagnóstico por exames complementares é feito com tomografia dos ossos temporais, ressonância nuclear magnética, quando necessário, e audiometria.
Conclusões:
Este artigo relata dois casos de pacientes portadores de paragangliomas timpânicos tratados cirurgicamente, com quadros clínicos distintos apesar de terem lesões semelhantes, mostrando conduta resolutiva para um quadro não comum.
Palavras-chave : glomus timpânico; paraganglioma; neoplasias; zumbido.