Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health
versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X
Resumo
FIGUEIREDO, Catarina; CUNHA, Madalena; SOUSA, Liliana e SANTOS, Eduardo. Impacto psicológico da pandemia da COVID-19 na população geral: protocolo de revisão sistemática com meta-análise. Mill [online]. 2020, n.esp7, pp.11-16. Epub 31-Dez-2020. ISSN 0873-3015. https://doi.org/10.29352/mill0207e.01.00360.
Introdução:
O surto da doença de Coronavírus de 2019 (COVID-19) teve uma rápida disseminação mundial, com diretas implicações na saúde física da população em geral, mas também indiretamente num profundo impacto na saúde mental devido às alterações impostas à vida diária.
Objetivo:
Sintetizar a prevalência de resultados psicológicos e de saúde mental da população em geral adquiridas em tempo de pandemia COVID-19.
Métodos:
Será realizada uma revisão sistemática da literatura com meta-análises binárias de prevalência com recurso ao STATA®15.0 através do método do inverso da variância com transformação Freeman-Tukey double arcsine. A seleção dos estudos, a avaliação da sua qualidade e a extração e síntese dos dados será realizada por dois revisores independentes.
Resultados:
Prevemos a inclusão de diversos estudos que demonstrem inequivocamente a existência de uma prevalência significativa de problemas psicológicos e de saúde mental, como a ansiedade, stress, depressão, insónia, entre outros. É expectável que este impacto seja moderado a grave e mais significativo em grupos específicos e/ou vulneráveis, como as mulheres, os jovens, os profissionais de saúde e as pessoas com doenças mentais prévias.
Conclusão:
É expectável que esta revisão demonstre o elevado impacto que esta pandemia tem na saúde mental da população em geral. Será necessário que se desenvolvam intervenções que visem promover a resiliência psicológica e minimizar o impacto negativo desta e de futuras pandemias.
Palavras-chave : infecções por coronavirus; saúde mental; angústia psicológica; esgotamento psicológico; população.