Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health
versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X
Resumo
PIRES, Regina; SANTOS, Margarida Reis; PEREIRA, Filipe e PIRES, Margarida. Estratégias de supervisão clínica: análise crítico-reflexiva das práticas. Mill [online]. 2021, n.14, pp.47-55. Epub 30-Abr-2021. ISSN 0873-3015. https://doi.org/10.29352/mill0214.21742.
Introdução:
A supervisão clínica em enfermagem é um processo formal de acompanhamento da prática clínica, que visa promover o desenvolvimento profissional, a proteção dos clientes e a segurança dos cuidados, através de processos de reflexão e análise das práticas.
Objetivo:
Identificar estratégias de supervisão clínica em uso.
Métodos:
Estudo qualitativo, exploratório. Os participantes foram 42 Enfermeiros de três Centros de Saúde da região norte de Portugal. Recolha dos dados através de entrevista semiestruturada e análise efetuada segundo os princípios do método da grounded theory.
Resultados:
Da análise emergiu a categoria “Análise crítico-reflexiva das práticas” e respetivas dimensões e subcategorias. As dimensões identificadas foram: “Dimensão intrapessoal”, da qual emergiram duas subcategorias; e a “Dimensão interpessoal”, da qual emergiram dez subcategorias.
Conclusão:
Concluiu-se que existia um conjunto de estratégias de supervisão em uso, promotoras do desenvolvimento profissional, nomeadamente, a análise crítico-reflexiva das práticas. Contudo, constatou-se que havia um conjunto de constrangimentos de natureza individual e contextual que podiam interferir com a operacionalização desta estratégia, que exige serem refletidos.
Palavras-chave : supervisão de enfermagem; pensamento crítico; estratégias; padrões de prática em enfermagem.