Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health
versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X
Resumo
VIEIRA, Joana; SANTOS, Margarida Reis; PIRES, Regina e PEREIRA, Filipe. Indicadores de qualidade do exercício profissional dos enfermeiros: o papel do cuidador. Mill [online]. 2021, n.16, pp.41-48. Epub 31-Out-2021. ISSN 0873-3015. https://doi.org/10.29352/mill0216.24785.
Introdução:
A qualidade em saúde é um dos principais requisitos que os clientes exigem. Para melhorar as suas práticas, os enfermeiros utilizam indicadores de qualidade como uma estratégia importante para a avaliação e melhoria do desempenho.
Objetivo:
Identificar os indicadores que os enfermeiros das Equipas de Cuidados Continuados Integrados consideram adequados para monitorizar a qualidade do exercício profissional no âmbito do prestador de cuidados.
Métodos:
Estudo qualitativo, descritivo e transversal. Colheita de dados com recurso a entrevista semiestruturada, gravada em áudio, a grupo focal com 11 enfermeiras. A informação foi analisada recorrendo à técnica de análise de conteúdo de Bardin.
Resultados:
Foram identificados 32 indicadores relacionados com a aquisição de habilidades cognitivas e instrumentais necessárias para dar resposta às necessidades da pessoa dependente no autocuidado.
Conclusões:
Os indicadores identificados estão relacionados com as vertentes de processo e resultado da tríade de Donabedian e destacam a importância do uso de uma terminologia padronizada em enfermagem.
Palavras-chave : enfermagem; indicadores de qualidade em assistência à saúde; cuidadores.