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Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health
versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X
Resumo
BERNARDO, Deolinda e LUCAS, Pedro. Satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primários- revisão integrativa da literatura. Mill [online]. 2021, n.esp9, pp.43-52. Epub 07-Dez-2021. ISSN 0873-3015. https://doi.org/10.29352/mill029e.21913.
Introdução:
A qualidade dos cuidados de enfermagem (CE) tem um forte impacto na satisfação dos clientes (SC) e é uma dimensão essencial do ambiente de prática de enfermagem.
Objetivos:
Analisar a evidência científica acerca da satisfação dos clientes face aos cuidados de enfermagem em Cuidados de Saúde Primários (CSP).
Métodos:
Revisão integrativa da literatura em 3 etapas. 1) Uma pesquisa inicial na CINHAL e MEDLINE. 2)Uma pesquisa mais alargada, utilizando as mesmas palavras-chave e termos de pesquisa, nas restantes bases de dados da plataforma EBSCOHost. 3) Pesquisa nas referências bibliográficas dos artigos selecionados. Os estudos selecionados foram do período entre 2009 e 2019.
Resultados:
Selecionaram-se vinte estudos que relatam achados sobre as dimensões que constituem o conceito de SC: arte no atendimento; qualidade técnica ou científica; custos; organização física e ambiental; disponibilidade dos profissionais; continuidade de cuidados; e resultados dos CE.
Conclusão:
A SC é descrita como o valor e reação aos CE que receberam. A SC com os CE é considerada como indicador fundamental da qualidade dos cuidados de enfermagem.
Palavras-chave : enfermagem; satisfação do cliente; qualidade dos cuidados de saúde; organização e administração; revisão.