SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP9Níveis de literacia em saúde nos doentes renais crónicos em estadio 4 e 5 e seus preditoresInfluência das características sociodemográficas e familiares na adesão ao tratamento das pessoas hipertensas na comunidade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

ALVES, Nuno; MOTA, Mauro; RIBEIRO, Joana  e  CUNHA, Madalena. Angiografia coronária após paragem cardiorrespiratória não hospitalar sem supradesnivelamento do segmento st: protocolo de revisão sistemática da literatura. Mill [online]. 2021, n.esp9, pp.186-196.  Epub 07-Dez-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill029e.25362.

Introdução:

A abordagem da paragem cardiorrespiratória não-hospitalar (PCRNH), frequentemente causada por isquemia miocárdica, passa muitas vezes pela realização de angiografia coronária (AgC). Se na presença de elevação do segmento ST (EST) é mandatória a AgC emergente (<2h), na sua ausência o tempo para a realização e a obrigatoriedade da AgC não são consensuais.

Objetivos:

Avaliar o impacto da AgC precoce (<24h) por rotina como uma estratégia convencional (AgC tardia ou não realizada) nas vítimas de PCRNH sem EST.

Métodos:

Este protocolo descreve a estratégia e planeamento de uma revisão sistemática da literatura, que será realizada de acordo com a metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. A estratégia de pesquisa será adaptada a cada base de dados proposto neste protocolo. A avaliação e seleção dos estudos para inclusão será realizada por dois revisores independentes.

Resultados:

O endpoint primário será a sobrevida a curto prazo e os endpoints secundários serão a sobrevida com status neurológico favorável, a sobrevida a médio prazo e a ocorrência de eventos adversos renais, arritmias ventriculares e hemorragias durante o internamento. Com este estudo pretende-se analisar e sintetizar a evidência referente à realização de AgC precoce nas vítimas de PCRNH sem EST no contexto da prática clínica atual.

Conclusão:

Este estudo contribuirá para uma melhor protocolização da abordagem à pessoa vítima de PCRNH sem EST.

Palavras-chave : paragem cardiorrespiratória não hospitalar; angiografia coronária; elevação do segmento ST.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )