Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Similares em SciELO
Compartilhar
Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health
versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X
Resumo
KVILHAUGSVIK, Bente et al. Desenvolvimento sustentável de um collaborative online international learning (coil) no ensino de enfermagem: estudo qualitativo. Mill [online]. 2023, n.22, e29939. Epub 31-Dez-2023. ISSN 0873-3015. https://doi.org/10.29352/mill0222.29939.
Introdução:
Num programa de "Collaborative Online International Learning" (COIL) espera-se que professores/facilitadores e estudantes desenvolvam consciência internacional através do diálogo com pares internacionais. O potencial do COIL para o desenvolvimento de perspetivas globais sobre temas profissionais sem viajar para o estrangeiro é único.
Objetivo:
Identificar obstáculos e critérios de sucesso vivenciados durante o desenvolvimento de um módulo COIL na educação de enfermeiros.
Métodos:
Foi realizado um estudo qualitativo com participantes de um módulo COIL. Foram incluídas entrevistas de 11 estudantes e 8 professores/facilitadores. A análise do conteúdo foi realizada ao conjunto dos dados recolhidos.
Resultados:
Quatro categorias comuns emergiram das perspetivas dos estudantes e dos professores: experiência positiva; dificuldades na experiência; habilidades desenvolvidas; e sugestões para o COIL. Além dessas categorias, as oportunidades oferecidas pelo COIL foram especificamente identificadas pelos professores e as estratégias utilizadas para as dificuldades experienciadas foram especificamente identificadas pelos estudantes.
Conclusão:
O COIL deve ser cuidadosamente planeado e regulado da mesma forma que toda a restante programação de atividades curriculares. É importante considerar os diferentes currículos, fusos horários e horários entre programas educacionais nos diferentes países.
Palavras-chave : intercâmbio educacional internacional; competência cultural; estudantes de enfermagem.