SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Desarrollo de competencias de liderazgo en la formación de enfermería a través de la práctica simulada: un estudio descriptivo-correlacionalConocimientos sobre el cólera en una zona rural de Mozambique índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

BONE, Maria; OLIVEIRA, Natália  y  BONITO, Jorge. Suporte básico de vida no 9º ano: metodologias de ensino na visão dos alunos. Mill [online]. 2024, n.25, e36662.  Epub 31-Oct-2024. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0225.36662.

Introdução:

A reanimação cardiopulmonar (RCP) realizada por espectadores é mais eficaz do que qualquer outra intervenção terapêutica após uma paragem cardíaca extra-hospitalar. Organizações internacionais destacam a necessidade de formação de qualidade da população (leiga) em RCP, promovendo confiança e proficiência para agir em caso de emergência. Em Portugal, o ensino de suporte básico de vida (SBV) no 9º ano na disciplina de Ciências Naturais data do ano letivo de 2015-2016.

Objetivo:

Conhecer a perceção dos alunos sobre as metodologias utilizadas no ensino de SBV para alunos do 9º ano.

Métodos:

Trata-se de um estudo descritivo, transversal e analítico do tipo inquérito, em que uma amostra representativa de estudantes (n=1215) respondeu a um questionário entre abril e junho de 2020.

Resultados:

O SBV não foi estudado por 10,4% dos estudantes. Entre aqueles que estudaram o tema, foi dedicado um valor modal de 3-4 horas ao SBV no 9º ano. Esse assunto foi abordado por bombeiros, enfermeiros ou outros profissionais que não os professores em 26,1% dos casos. Os alunos apontaram a falta de simulações práticas e a necessidade de aprender o protocolo de SBV pediátrico, além de uma abordagem diferenciada.

Conclusão:

A formação prática foi percebida pelos alunos como uma componente muito frágil e, em alguns casos, ocorreu sem manequins, vídeos ou professores qualificados. Ensinar e aprender SBV nas escolas portuguesas está longe de ser ideal para um assunto tão importante.

Palabras clave : suporte básio de vida; método de ensino; ensino básico; espectador.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )