SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP15Preparación para actuar en caso de desastre: la perspectiva de las enfermeras del servicio de urgenciasPerspectiva de las madres sobre los factores que influyen en la lactancia materna en recién nacidos prematuros: revisión del alcance índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

ALVES, Sónia Patrícia; RIBEIRO, Isilda; NENE, Manuela  y  SEQUEIRA, Carlos. Programa de aconselhamento em enfermagem de saúde mental perinatal: um estudo piloto. Mill [online]. 2024, n.esp15, e35142.  Epub 31-Oct-2024. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0215e.35142.

Introdução:

A gravidez é um período de reajustamentos físicos, psicológicos e sociais, levando muitas vezes a situações de crise quer pessoal, quer familiar. O aconselhamento é uma intervenção psicoterapêutica que permite empoderar e capacitar a mulher para lidar com as alterações na gravidez. O programa de aconselhamento pretende promover a saúde mental da mulher no período perinatal aumentando o autoconhecimento e estratégias.

Objetivo:

Avaliar a efetividade de um programa de aconselhamento de enfermagem de saúde mental perinatal.

Métodos:

Estudo quantitativo, descritivo, quasi experimental, através de um estudo piloto. Amostra não probabilística por conveniência com 10 mulheres grávidas. O programa consiste em 3 sessões ao longo das semanas gestacionais, com utilização dos princípios do processo de enfermagem e do processo de aconselhamento psicoeducacional e em grupo. Como instrumentos utilizados o questionário sociodemográfico e clínico, a escala de Empowerment na grávida e a escala DASS-21 (ansiedade, stresse e depressão). Utilizou-se o Teste T para amostras emparelhadas.

Resultados:

Após a intervenção houve um aumento do empowerment (Me=86,6) em quase todas as dimensões da escala e uma diminuição na dimensão Stresse. Através do Teste-T infere-se que o programa provocou alterações no empowerment e na DASS-21 (dimensão Stresse). Da correlação entre as duas variáveis, extrai-se que quanto mais empoderadas as mulheres estiverem menos ansiedade, depressão e stresse sentirem.

Conclusão:

O estudo mostra a efetividade de programas de aconselhamento em enfermagem facilitando o processo de transição para a maternidade.

Palabras clave : programa; enfermagem saúde mental; perinatal; aconselhamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )