Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Similars in
SciELO
Share
Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health
Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X
Abstract
FERREIRA, Maria Teresa et al. Impacto da governação clínica em enfermagem: uma revisão sistemática literatura. Mill [online]. 2025, n.27, e40383. Epub Aug 31, 2025. ISSN 0873-3015. https://doi.org/10.29352/mill0227e.40383.
Introdução:
A melhoria da qualidade em saúde implica a obtenção de melhores resultados para os doentes, exigindo deste modo o envolvimento pleno dos profissionais e da Organização de saúde. Através da Governação Clínica as Organizações de saúde responsabilizam-se pela melhoria contínua da qualidade dos seus serviços e resultados.
Objetivo:
Analisar se a Governação Clínica em Enfermagem tem impacto na prática de cuidados.
Métodos:
Revisão sistemática da literatura, realizada em março de 2023, numa abrangência cronológica de 2018-2022 tendo subjacente a pergunta PIO, com os descritores “clinical governance” e “nursing” na língua inglesa, portuguesa e espanhola.
Resultados:
Foram incluídos nesta revisão 8 artigos. A liderança é o fator mais importante para o ambiente estrutural e a literatura demonstra que a Governação Clínica tem impacto positivo na prática de cuidados dos enfermeiros, possibilitando a melhoria da qualidade, maior autonomia profissional, melhoria das relações de articulação entre os serviços de saúde e maior satisfação profissional.
Conclusão:
A governação hospitalar através da participação e envolvimento do enfermeiro nos processos de gestão e tomada de decisão, impacta significativamente a prestação de cuidados de qualidade.
Keywords : governança em saúde; enfermagem; administração hospitalar.












