Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Similares em SciELO
Compartilhar
Sociologia, Problemas e Práticas
versão impressa ISSN 0873-6529
Resumo
SILVA, Mara Fernandes da; MATOS, Alice Delerue e HENRIQUES, Susana. O estudo em falta: uma caraterização da educação pelos pares. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2021, n.96, pp.59-73. Epub 11-Out-2021. ISSN 0873-6529. https://doi.org/10.7458/spp20219615298.
As intervenções de educação pelos pares cresceram bastante nas últimas décadas, mas são reduzidos os estudos sociológicos sob o tema. Para colmatar esta lacuna, realizámos um levantamento exaustivo e uma caraterização de 67 projetos de educação pelos pares em Portugal. A informação fornecida pelos seus responsáveis foi tratada através de uma técnica de análise de conteúdo. Esta prática tem crescido através de promoção pública e privada e apesar de ter demonstrado alguma eficácia, há aspetos que podem ser melhorados. A caraterização efetuada permitiu-nos construir uma tipologia que sumariza esta prática e que pode ser útil para investigadores e técnicos, num contexto de globalização dos riscos e de aumento da reflexividade e intervenção social.
Palavras-chave : educação pelos pares; caraterização; Portugal.