SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número105O desafio populista ao regime democrático liberal na Itália e no Brasil: Jair Bolsonaro e Matteo Salvini índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

FERREIRA, Eduardo Viegas. O efeito de variáveis macrossociais e macroeconómicas sobre a criminalidade: o caso português. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2024, n.105, pp.9-28.  Epub 11-Out-2024. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp202410532733.

Este estudo analisou o efeito da variação do rendimento, da desigualdade na distribuição do mesmo, da privação relativa e severa, das qualificações académicas, do emprego por profissões, da concentração da população em regiões urbanas, do envelhecimento da população, da incidência do uso de drogas e da imigração sobre a variação verificada, em Portugal, em onze grupos de crimes. Os resultados obtidos apontam para efeitos das qualificações académicas sobre os crimes registados contra a propriedade, contra a vida e integridade física e de condução, bem como para efeitos do produto interno bruto por residente, da idade média da população, das profissões, da urbanização, da desigualdade na distribuição do rendimento e da imigração.

Palavras-chave : variáveis macrossociais; variáveis macroeconómicas; criminalidade; Portugal.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )