SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número105O efeito de variáveis macrossociais e macroeconómicas sobre a criminalidade: o caso português“Amarramos-te ali à cadeira”: perceções sobre os ofensores e o risco de violência na idade avançada índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

ADINOLFI, Goffredo  e  SILVA, Mayra Goulart da. O desafio populista ao regime democrático liberal na Itália e no Brasil: Jair Bolsonaro e Matteo Salvini. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2024, n.105, pp.29-50.  Epub 11-Out-2024. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp202410528773.

Brasil e Itália, Jair Bolsonaro e Matteo Salvini, dois líderes populistas que, na América Latina e na Europa, e junto com Donald Trump nos EUA, conheceram uma forte afirmação em 2018 e 2016, respetivamente. Este artigo tem como objetivo analisar se e em que medida Bolsonaro e Salvini criaram eficazmente através da equivalential chain o Povo. Isto é, de acordo com Laclau, a especificidade do populismo reside na capacidade de um líder transformar um grupo social disforme num Povo único. O discurso do líder estabelece as fronteiras, e é através da identificação com o discurso do líder que se forma a identidade coletiva do Povo. Através três dimensões - o líder, a ideologia e a audience - analisamos as semelhanças e as diferenças entre as duas experiências. Os resultados mostram como a lógica populista dos líderes brasileiro e italiano foi altamente funcional na criação de um consenso alargado, mas também como esse consenso foi precário e frágil.

Palavras-chave : populismo; democracia liberal; representação política; Jair Bolsonaro; Matteo Salvini.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )