SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número105O desafio populista ao regime democrático liberal na Itália e no Brasil: Jair Bolsonaro e Matteo SalviniA antecipação da velhice na meia-idade: uma perspetiva de género índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

DIAS, Isabel; BARROS, Henrique  e  FRAGA, Sílvia. “Amarramos-te ali à cadeira”: perceções sobre os ofensores e o risco de violência na idade avançada. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2024, n.105, pp.51-78.  Epub 11-Out-2024. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp202410533897.

Este artigo analisa as vivências e perceções de uma amostra de pessoas com mais de 60 anos sobre o tipo de violência mais frequente na idade avançada, os fatores de risco, os ofensores e as reações aos abusos. Foi realizado um estudo misto, com a aplicação sequencial de 677 questionários e 45 entrevistas. Os resultados mostram que as pessoas mais velhas são vítimas principalmente de abuso psicológico e de exploração financeira; o tipo de abuso varia consoante o tipo de agressor/a; e que o machismo, idadismo, problemas de saúde mental, comportamentos aditivos e o isolamento social são fatores de risco de violência. Os profissionais de saúde e da justiça são percecionados como aqueles a quem as vítimas devem recorrer e confiar.

Palavras-chave : perceções; abusos sobre pessoas mais velhas; fatores de risco; tipo de ofensores; reações à violência.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )