SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número105Transferência de competências educativas em Portugal: novas funções de velhos agentesCanónicos, anticanónicos, e nenhum cânone em absoluto: ir “para além do cânone” ou escrutinar as opções anticanónicas? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

SULEMAN, Fátima; SULEMAN, Abdul  e  CUNHA, Filipa Mendes. Competências requeridas e empregos para graduados: lições a partir dos anúncios. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2024, n.105, pp.121-140.  Epub 11-Out-2024. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp202410531925.

Esta pesquisa explora 2812 anúncios de emprego publicados no sítio da internet de 21 países europeus para identificar as exigências de emprego e analisar as características económicas e do mercado de trabalho associadas a esse conjunto de competências procuradas. Enquanto alguns empregadores preferem claramente candidatos prontos a trabalhar para profissões altamente qualificadas, outros não especificam as competências requeridas. Estes últimos são de países com um nível de inovação moderado ou modesto, têm um baixo nível de emprego em atividades intensivas em tecnologia e conhecimento, com um elevado nível de desemprego jovem e uma baixa taxa de ofertas de emprego. Os resultados empíricos sugerem que os empregadores aumentaram os critérios de contratação e, por conseguinte, contribuíram para a inflação dos diplomas.

Palavras-chave : competências requeridas; graduados; anúncios de emprego; União Europeia; conjuntos difusos.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )