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Etnográfica
versão impressa ISSN 0873-6561
Resumo
MURIEL, Irene Sabaté. Redes de intercâmbio e lojas gratuitas em Berlim: dádiva e mercadoria em experiências alternativas de consumo. Etnográfica [online]. 2009, vol.13, n.1, pp.49-75. ISSN 0873-6561.
O artigo baseia-se numa etnografia de práticas de consumo alternativas nos bairros centrais da antiga Berlim-Leste. São aqui analisadas as redes de intercâmbio não monetário (Tauschringe) e as lojas gratuitas (Umsonstläden). As Umsonstläden são enquadradas pela ideologia contemporânea da dádiva pura (Parry 1986; Carrier 1995): os objectos são dados gratuitamente e totalmente alienados dos seus possuidores. Já as Tauschringe, por seu lado, induzem por vezes práticas de oferta que implicam obrigações mútuas, como consequência de trocas frequentes que aproximam socialmente os participantes. O material etnográfico apresentado põe em causa a adequação do binómio dádiva/mercadoria à análise dessas experiências, na medida em que diferentes modalidades de oferta se conjugam com tendências para a mercadorização. Face a essa complexidade, o artigo propõe uma revisão da análise do papel da dádiva em práticas de consumo alternativas promovidas pelos movimentos sociais em Berlim.
Palavras-chave : antropologia económica; dádiva/mercadoria; redes de intercâmbio; lojas gratuitas; consumo; economia social; movimentos sociais; Berlim.