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Etnográfica
versão impressa ISSN 0873-6561
Resumo
NEVELING, Patrick e WERGIN, Carsten. Projectos de configuração de escala: novas perspectivas para a antropologia do turismo. Etnográfica [online]. 2009, vol.13, n.2, pp.315-342. ISSN 0873-6561.
A escala foi recentemente incorporada na antropologia social como unidade de análise e ferramenta heurística. Este artigo centra-se naquilo que Tsing (2000) definiu como projectos de configuração de escala e nos respectivos modos de incorporação tal como explorados por Glick Schiller, Caglar e Guldbrandsen (2006), destacando a sua aplicabilidade à antropologia do turismo. Na medida em que o turismo é uma das indústrias centrais para a configuração das ideias actuais acerca do que é global e do que é local, a escala, enquanto instrumento teórico e metodológico, adequa-se de forma ideal ao estudo deste campo. Aspectos nucleares da pesquisa antropológica sobre o turismo, como a economia política desta indústria, a sua influência na percepção de paisagens e culturas, ou ainda a controversa noção de autenticidade, são aqui reconsiderados. Defendemos que as principais falhas do debate sobre a globalização, como o futurismo de fundo teleológico, as noções eufemísticas sobre a circulação económica e a mistura entre debates científicos e comuns, informam, simultaneamente, a indústria turística e demasiados estudos antropológicos sobre o turismo. Em alternativa, e à luz das contribuições reunidas neste dossiê, este artigo desenvolve um quadro analítico que destaca as relações de produção ocultas nas economias turísticas e o impacte de projectos de configuração de escala na construção de paisagens e culturas.
Palavras-chave : cultura; globalização; história; economia política; escala; turismo.