SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Quem tem medo de mal-assombro?Fent barri: políticas de turismo patrimonial e configuração da escala do bairro na Cidade de Maiorca índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

NEVELING, Patrick  e  WERGIN, Carsten. Projectos de configuração de escala: novas perspectivas para a antropologia do turismo. Etnográfica [online]. 2009, vol.13, n.2, pp.315-342. ISSN 0873-6561.

A escala foi recentemente incorporada na antropologia social como unidade de análise e ferramenta heurística. Este artigo centra-se naquilo que Tsing (2000) definiu como “projectos de configuração de escala” e nos respectivos “modos de incorporação” tal como explorados por Glick Schiller, Caglar e Guldbrandsen (2006), destacando a sua aplicabilidade à antropologia do turismo. Na medida em que o turismo é uma das indústrias centrais para a configuração das ideias actuais acerca do que é global e do que é local, a escala, enquanto instrumento teórico e metodológico, adequa-se de forma ideal ao estudo deste campo. Aspectos nucleares da pesquisa antropológica sobre o turismo, como a economia política desta indústria, a sua influência na percepção de paisagens e culturas, ou ainda a controversa noção de autenticidade, são aqui reconsiderados. Defendemos que as principais falhas do debate sobre a globalização, como o futurismo de fundo teleológico, as noções eufemísticas sobre a circulação económica e a mistura entre debates científicos e comuns, informam, simultaneamente, a indústria turística e demasiados estudos antropológicos sobre o turismo. Em alternativa, e à luz das contribuições reunidas neste dossiê, este artigo desenvolve um quadro analítico que destaca as relações de produção ocultas nas economias turísticas e o impacte de projectos de configuração de escala na construção de paisagens e culturas.

Palavras-chave : cultura; globalização; história; economia política; escala; turismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons