Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Etnográfica
versão impressa ISSN 0873-6561
Resumo
MORELL, Marc. Fent barri: políticas de turismo patrimonial e configuração da escala do bairro na Cidade de Maiorca. Etnográfica [online]. 2009, vol.13, n.2, pp.343-372. ISSN 0873-6561.
Este artigo explora os significados da expressão local fer barri (fazer o bairro) numa zona em processo de nobilitação no centro histórico da Cidade de Maiorca (Espanha). Após um exame detalhado da relação entre o fer barri e o turismo em Maiorca, são aqui analisadas as tensões entre os programas de planeamento urbano lançados pelas autoridades públicas sobre este território rico em património e, por outro lado, as práticas dos seus habitantes. Defendo que o conceito de configuração da escala do bairro é o que melhor se adequa às relações sociais a que este contexto urbano local dá forma, dada a hierarquia de forças (locais, regionais, nacionais e globais) a que está sujeito. Programas de intervenção urbana e organizações de residentes definem a escala do bairro de formas incompatíveis. Alguns seguem uma lógica dependente do turismo e procuram promover o bairro destacando o seu património ou a sua centralidade, ou ainda pela realização de grandes eventos. Paralelamente às políticas estatais, aos negócios turísticos e às empresas imobiliárias, também alguns movimentos urbanos, frequentemente retratados como grupos de oposição, mantêm noções próprias sobre o que significa fer barri. Esta coincidência é contraditória, uma vez que, no seu esforço de valorização do bairro como forma de contestação da acumulação de capital, estes movimentos urbanos podem involuntariamente abrir caminho à sua renovação e à sua nobilitação. Deste modo, a análise exaustiva da expressão local fer barri revela projectos contrastantes de configuração da escala do bairro.
Palavras-chave : nobilitação; turismo patrimonial; renovação urbana local; escala e organização social; movimentos urbanos.