SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Time to fix: repair heuristics in Estonia and Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

FIGUEIREDO NETO, Pedro  e  FALCAO, Ricardo. Ver como um routier: borderscapes entre o Sul da Europa e a África Ocidental. Etnográfica [online]. 2023, vol.27, n.3, pp.583-598.  Epub 08-Jan-2024. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.14476.

Routier é como se autodenominam os indivíduos senegaleses que conduzem veículos com várias décadas de idade, do Sul da Europa para a África Ocidental. Os veículos viajam sobrecarregados com artigos de vária ordem, na sua maioria usados, que são vendidos, trocados e entregues ao longo do caminho. Esta atividade depende da navegação de uma constelação de fronteiras político-administrativas, socioeconómicas, culturais e geográficas, que se sobrepõem frequentemente. Partindo do conceito de borderscapes, cuja plasticidade e qualidades estéticas permitem interrogar diversos universos fronteiriços, este ensaio explora visualmente as representações e os significados das fronteiras para os routiers. Ao propor “ver como” um routier, interrogam-se as representações de uma multiplicidade de fronteiras, mas também sobre o modo como certos grupos de pessoas encarnam, veem e são vistos pelas fronteiras contemporâneas.

Palavras-chave : Senegal; fronteiras; etnografia visual; antropologia visual; mobilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )