SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2“Os chineses são universais, estão a invadir toda parte”: rumores e tensões acerca da presença chinesa no comércio cabo-verdianoA perseguição legal à homossexualidade na Península Ibérica: séculos XIX e XX índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

SANTOS JUNIOR, Jaime  e  MENEZES, Marilda Aparecida de. Reflexividade e política no texto etnográfico: representações e efeitos da escrita. Etnográfica [online]. 2024, vol.28, n.2, pp.339-362.  Epub 01-Set-2024. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/11sub.

Em 2020, um ano após a realização de uma pesquisa que teve como objetivo principal analisar, comparativamente, os ciclos de greves de canavieiros, em Pernambuco, e de metalúrgicos de São Paulo e do ABC Paulista, que ocorreram em fins da década de 1970, retornamos às questões suscitadas em campo e nas entrevistas feitas com ex-sindicalistas e trabalhadores(as), para compreender os modos em que a interlocução nós-eles assumiu na formulação dos problemas de pesquisa e, nisso, os efeitos das formas de representação das nossas identidades/posições em campo e no texto científico que veio a ser publicado como resultado do projeto. Não meramente para reconhecer as implicações da autoridade etnográfica na escrita, mas para arguir em favor da fertilidade analítica da mediação do outro em nossa prática científica.

Palavras-chave : greves; sindicalismo; etnografia; escrita.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )