SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2“Una mano aviesa”: de feministas abolicionistas, trabajadoras sexuales y violencias epistémicas en Argentina índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

SANTINHO, Cristina  e  REBELO, Dora. Integrar refugiados e imigrantes no ensino superior em Portugal? Uma experiência de investigação/ação numa universidade portuguesa. Etnográfica [online]. 2024, vol.28, n.2, pp.431-450.  Epub 01-Set-2024. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/11sua.

O artigo surge a partir de uma investigação baseada em etnografia: observação participante, recolha de histórias de vida, entrevistas e testemunhos de refugiados e migrantes, residentes em Portugal. Centramo-nos numa experiência particular de projeto/investigação que designámos Living in a Different Culture (LDC) (2017/2019), destinada a migrantes que tinham em comum o objetivo de se tornarem estudantes universitários, antes da migração. O LDC apoiou os estudantes que queriam continuar a sua formação académica e aqueles que queriam encontrar caminhos alternativos de inclusão e autonomia, utilizando novas competências e conhecimentos académicos. Incluiu um curso sobre sociedade e cultura portuguesas, usando uma lente antropológica, aulas de português, entre outras disciplinas. Vários alunos continuaram os seus estudos, ou encontraram trabalho dentro da sua área de especialização. Destacámos obstáculos relacionados com ciclos de vida precária e violência estrutural. Argumentamos que, desvalorizando conhecimentos e competências de migrantes e refugiados, a sociedade de acolhimento perde recursos importantes para o seu próprio desenvolvimento. Concluímos, afirmando que projetos como o LDC exigem um compromisso de longo prazo, com apoio interinstitucional, uma estratégia de sustentabilidade e uma abordagem descolonial.

Palavras-chave : estudantes refugiados e migrantes; ensino superior; investigação/ação; integração.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )