Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Similares em SciELO
Compartilhar
Etnográfica
versão impressa ISSN 0873-6561
Resumo
SANTINHO, Cristina e REBELO, Dora. Integrar refugiados e imigrantes no ensino superior em Portugal? Uma experiência de investigação/ação numa universidade portuguesa. Etnográfica [online]. 2024, vol.28, n.2, pp.431-450. Epub 01-Set-2024. ISSN 0873-6561. https://doi.org/10.4000/11sua.
O artigo surge a partir de uma investigação baseada em etnografia: observação participante, recolha de histórias de vida, entrevistas e testemunhos de refugiados e migrantes, residentes em Portugal. Centramo-nos numa experiência particular de projeto/investigação que designámos Living in a Different Culture (LDC) (2017/2019), destinada a migrantes que tinham em comum o objetivo de se tornarem estudantes universitários, antes da migração. O LDC apoiou os estudantes que queriam continuar a sua formação académica e aqueles que queriam encontrar caminhos alternativos de inclusão e autonomia, utilizando novas competências e conhecimentos académicos. Incluiu um curso sobre sociedade e cultura portuguesas, usando uma lente antropológica, aulas de português, entre outras disciplinas. Vários alunos continuaram os seus estudos, ou encontraram trabalho dentro da sua área de especialização. Destacámos obstáculos relacionados com ciclos de vida precária e violência estrutural. Argumentamos que, desvalorizando conhecimentos e competências de migrantes e refugiados, a sociedade de acolhimento perde recursos importantes para o seu próprio desenvolvimento. Concluímos, afirmando que projetos como o LDC exigem um compromisso de longo prazo, com apoio interinstitucional, uma estratégia de sustentabilidade e uma abordagem descolonial.
Palavras-chave : estudantes refugiados e migrantes; ensino superior; investigação/ação; integração.