Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Economia Global e Gestão
versão impressa ISSN 0873-7444
Resumo
FIRMINO, Manuel Brazinha. A oferta das empresas e a competitividade dos destinos turísticos. Economia Global e Gestão [online]. 2008, vol.13, n.1, pp.85-102. ISSN 0873-7444.
O presente trabalho tem como principal objectivo abordar a competitividade dos destinos turístico a partir da oferta das empresas e das acções estratégicas dos poderes públicos. A metodologia adoptada assenta na revisão bibliográfica, com recurso a conceitos e a modelos de competitividade aplicáveis aos destinos turísticos. Foram divulgados alguns resultados de um trabalho empírico, aplicado a 415 empresas portuguesas, relativamente à competitividade e atractividade de Portugal enquanto destino turístico. Os resultados obtidos apontam para alguma prudência no que respeita a um crescimento excessivo de turistas, de tipo quantitativo, tendo-se concluído que a aposta deve ser feita na qualidade da oferta no seu conjunto, por forma a valorizar e preservar os recursos turísticos existentes. As acções estratégicas resultam de parcerias entre os vários stakeholders.
Palavras-chave : Vantagem Competitiva; Sistema Turístico; Oferta Integrada; Parcerias e Modelos de Competitividade.