Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Economia Global e Gestão
versão impressa ISSN 0873-7444
Resumo
REIS, Felipa Lopes dos. O sistema de gestão nipónico de marketing: perspectivas de desenvolvimento em Portugal. Economia Global e Gestão [online]. 2009, vol.14, n.1, pp.9-21. ISSN 0873-7444.
Este artigo respeita a uma das sugestões para futuras pesquisas que foram apresentadas na minha tese de doutoramento e tem como objectivo investigar a relação existente entre o sistema de gestão nipónico de marketing e a competitividade das empresas com actividade em Portugal.Particularmente, procurou-se avaliar os resultados da competitividade nas empresas quando utilizam práticas específicas de gestão nipónica de marketing.Através de testes estatísticos, foi verificado que a competitividade das empresas com capital nipónico é induzida pelos custos, pela qualificação dos recursos humanos e pelas tecnologias adoptadas.
Palavras-chave : Marketing; Competitividade Económica; Workonomic Index; Progresso Tecnológico.