SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1A Evolução da Internacionalização: A Caminho de uma Nova Teoria?Country of origin bias e escolhas das empresas: um caso de estudo no sector do arroz em Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

BORINI, Felipe Mendes; FLEURY, Maria Tereza Leme  e  URBAN, Tatiana Proença. Estratégias de Internacionalização e a arquitetura de competências das primeiras e últimas entrantes: Estudo de Caso da Indústria do Cimento. Economia Global e Gestão [online]. 2009, vol.14, n.1, pp.61-80. ISSN 0873-7444.

O artigo procura compreender as estratégias e os processos de internacionalização das empresas últimas entrantes em comparação com as primeiras entrantes. A teoria aqui analisada incorpora duas contribuições para a literatura em negócios internacionais. Primeiro, a abordagem sobre internacionalização baseada no primeiro e no último entrante. Em segundo lugar, o presente documento centra-se na Resource Based View (RBV) e nas competências organizacionais. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, para permitir uma análise comparativa dos dois grupos de empresas. Mais especificamente, a indústria de cimento com o primeiro entrante Lafarge e as late movers CEMEX e Votorantim. Os casos mostram que a arquitetura de competências das primeiras e últimas entrantes é diferente em várias categorias, sugerindo que as multinacionais de mercados emergentes deverão explorar competências exclusivas para as estratégias de internacionalização, evitando uma estratégia de simples seguidora.

Palavras-chave : Internacionalização; Últimos Entrantes; Competências; Estratégia Organizacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )