Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Similares em SciELO
Compartilhar
Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283
Resumo
RODRIGUES, Manuel Alves e BAIA, Maria da Conceição. Mediação e acompanhamento na formação, educação e desenvolvimento profissional. Rev. Enf. Ref. [online]. 2012, vol.serIII, n.7, pp.199-205. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/RIII11064.
As políticas de educação e ensino superior reconhecem a importância da aprendizagem mediada, no complexo processo de desenvolvimento da cadeia educativa: da gestão da informação à construção de conhecimento e sabedoria para agir. Neste trabalho são apresentados alguns pressupostos da necessidade de mediação e acompanhamento e sintetizados os contributos de diferentes estratégias (mentoring, coaching, tutoria, assessoria pedagógica de projetos pessoais, supervisão pedagógica), considerando os seus pontos convergência. Esta reflexão crítica conceptual torna-se pertinente no contexto das discussões atuais, em torno do currículo escolar e do desenvolvimento pessoal e profissional.
Palavras-chave : mentoring; tutoria; supervisão; assessoria pedagógica.