Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Revista de Enfermagem Referência
versión impresa ISSN 0874-0283
Resumen
PRETO, Leonel São Romão; CRUZ, Fernanda Cristina Ramos Morgado da; MENDES, Maria Eugénia Rodrigues y NOVO, André Filipe Morais Pinto. Qualidade de vida e saúde de pessoas submetidas a cirurgia de descompressão do nervo mediano. Rev. Enf. Ref. [online]. 2015, vol.serIV, n.5, pp.101-108. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/RIV14046.
Enquadramento: A Síndrome do Túnel Cárpico (STC) é uma doença musculoesquelética que afeta a funcionalidade superior. Objetivo: Avaliar, no pré-operatório e aos dois meses pós-cirurgia, a gravidade dos sintomas e o estado funcional, através do Questionário de Boston (QB) e a qualidade de vida através do SF-36 v2. Metodologia: Estudo prospectivo, realizado em 50 pacientes (60,7±11,7 anos) submetidos a cirurgia de descompressão. Os participantes eram maioritariamente mulheres (52%) e, destas, 62% eram pós-menopáusicas. Como fatores de risco para a STC encontrámos ainda diabetes (8%), sobrepeso (48%), obesidade de grau I (26%) e grau II (4%). Resultados: No pré-operatório, a mão afetada apresentava valores significativamente inferiores de força de preensão e pinça digital quando comparada com a mão contralateral. Os resultados do follow-up sugerem diminuição da severidade dos sintomas e incremento do estado funcional. Conclusão: Mudanças significativas na direção da melhoria da qualidade de vida relacionada com a saúde, observadas nas sub-escalas do SF-36 v2: função física, dor corporal, saúde mental, desempenho emocional, função social e vitalidade.
Palabras clave : síndrome do túnel carpal; qualidade de vida; avaliação de resultados (cuidados de saúde); força da mão.