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Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283
Resumo
FREITAS, Maria João Baptista dos Santos de; PARREIRA, Pedro Miguel Dinis e DOMINGUES, João Paulo Maroco. Avaliação das propriedades psicométricas da Escala Satisfação dos Clientes com os Cuidados de Enfermagem no Hospital. Rev. Enf. Ref. [online]. 2016, vol.serIV, n.10, pp.9-17. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/RIV16031.
Enquadramento: A satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem configura-se como um importante indicador de avaliação dos fatores de Estrutura e Processo nos Resultados. Objetivos: Avaliação psicométrica da Escala de Satisfação dos Clientes com os Cuidados de Enfermagem no Hospital. Metodologia: Estudo quantitativo, transversal com uma amostra de 1290 clientes. Resultados: A análise fatorial confirmatória não evidenciou qualidade de ajustamento aceitável da estrutura original composta por 6 fatores e 21 itens. Os diversos modelos avaliados apontam para uma estrutura composta por 3 fatores com 18 itens (χ2 (130) =840,944; χ2/gl=6,469; p=0,000; GFI=0,930; PGFI=0,707; RMSEA=0,065). Os fatores Qualidade dos Cuidados, Qualidade da Informação e Qualidade do Atendimento de Enfermagem são individualmente mais abrangentes, contemplando os aspetos dos 6 fatores iniciais. A versão final da escala apresentou um índice de fiabilidade moderada a elevada (α=0,875) explicando 71,5% da variância total. Conclusão: O estudo psicométrico evidencia uma estrutura final da escala adequada, com potencial para investigação e monitorização da satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem.
Palavras-chave : avaliação; cuidados de enfermagem; satisfação; satisfação do paciente.