SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Parental and romantic attachment in adolescentsThe Assessment of Adult Attachment: A critical review on the sequence of the appli­cation of the Adult Attachment Scale‑R (AAS‑R) to the Portuguese population author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

MOREIRA, João M.. Será o estilo de vinculação específico para cada relação? Um estudo utilizando a teoria da gene­ralizabilidade. Psicologia [online]. 2006, vol.20, n.1, pp.127-154. ISSN 0874-2049.

O pressuposto de que o estilo de vinculação nos adultos é uma caracte­rística da pessoa, igualmente expressa em diferentes relações, foi examinado atra­vés de um estudo de generalizabilidade. Estudantes universitários responderam a um curto questionário medindo as 2 dimensões fundamentais das auto­‑avaliações do estilo de vinculação dos adultos (Preocupação e Evitação) para cada uma de 5 relações (pai, mãe, melhor amigo do mesmo sexo, parceiro romântico ou melhor amigo do sexo oposto, outra pessoa próxima). Verificou­‑se que, para a Evitação, o componente de variância correspondente à interacção PessoaRelação tinha uma magnitude que era aproximadamente o dobro da do componente Pessoa, enquanto que o oposto acontecia para a Preocupação. Estes resultados implicam a necessi­dade de se considerar características específicas das relações e apoiam a proposta de Bartholomew (1990), de que a evitação reflecte a representação dos outros (e é, portanto, específica das relações), enquanto que a preocupação reflecte a repre­sentação de si próprio (e é, portanto, específica da pessoa).

Keywords : vinculação; relações; generalizabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )