SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Utilidade da classificação internacional da funcionalidade, incapacidade e saúde: versão para crianças e jovens (cif-cj) no contexto da intervenção precoce e da educação especialA emergência dos comportamentos de obediência e de desobediência: relação com as estratégias de controlo materno índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

LEMOS, Marina Serra de. Motivação dos estudantes e dos professores: um processo recíproco e relacional. Psicologia [online]. 2009, vol.23, n.2, pp.141-152. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v23i2.333.

Inserindo-se num volume de homenagem ao Professor Joaquim Bairrão, impulsionador da aplicação de uma perspectiva ecológica e transaccional à investigação e prática educacional em Portugal, este texto apresenta resultados de estudos seleccionados no sentido de mostrar o interesse de uma abordagem integrada da motivação que considere a complementaridade entre as perspectivas focadas no estudante individual e as perspectivas focadas nos contextos de sala de aula. A apresentação de investigação que analisa a interdependência entre crenças motivacionais individuais dos estudantes e práticas de sala de aula, permitirá evidenciar a natureza interactiva e relacional da motivação dos estudantes e dos seus efeitos no comportamento do professor. Argumenta-se que para compreender e promover a motivação dos estudantes é necessário considerar, quer as crenças motivacionais individuais que os estudantes “trazem” consigo, quer as práticas de sala de aula. Especialmente interessantes são os resultados de investigação que mostra a existência de influências recíprocas entre professor e estudantes, os comportamentos do professor sendo determinantes e determinados pela motivação dos estudantes. Sublinha-se também o papel especial que o relacionamento professor-estudantes parece desempenhar nesta dinâmica.

Palavras-chave : motivação dos estudantes; motivação recíproca; práticas de sala de aula; relacionamento professor-estudante.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )