SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Contextos de socialização frequentados por crianças de quatro anos em Portugal: Uma sondagem nacional realizada em 1988COPE-inventory: teste da estrutura facturial com uma amostra de jovens adultos universitários índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

CONDE, Ana Rita  e  MACHADO, Carla. Violência conjugal: representações e significados no discurso mediático. Psicologia [online]. 2010, vol.24, n.1, pp.17-47. ISSN 0874-2049.

O presente estudo teve como objectivo compreender os discursos culturais veiculados pelos media sobre a violência conjugal, analisando a sua transformação ao longo do tempo, desde 1965 até 2006, na imprensa não-jornalística portuguesa. Revendo as propostas mais tradicionais sobre a relação entre media e violência, as autoras propõem uma conceptualização construcionista da mesma, que simultaneamente considera os media reflexo da cultura dominante e elementos construtores dessa mesma cultura. Após uma revisão dos estudos internacionais sobre a representação mediática da violência conjugal, apresenta-se um estudo empírico baseado na análise dos textos sobre a violência conjugal, produzidos por seis perfis de publicação ao longo dos últimos 40 anos. Da análise efectuada, ressalta a reduzida produção discursiva sobre o tema, a sua associação às temáticas da emocionalidade/paixão e a sua atribuição a causas internas. Salienta-se também a procura de novos ângulos para o problema (e.g., violência feminina), que minimizam e obscurecem a violência conjugal mais comum, exercida pelos homens contra as mulheres, assim como a presença de viés de género nas explicações para a violência (e.g., violência masculina emocional vs. violência feminina deliberada). As implicações destas formas de representação na vivência pessoal e social da violência conjugal são discutidas.

Palavras-chave : violência conjugal; media; Portugal; estudo longitudinal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )