SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Cognição social: Fundamentos, formulações actuais e perspectivas futurasMovimentação e Diferenciação Narrativa ao Longo do Processo Terapêutico: Um Estudo de Caso Longitudinal à Luz do Modelo de Complementaridade Paradigmática índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

SAMSSUDIN, Sara  e  BARROS, Alexandra. Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior. Psicologia [online]. 2011, vol.25, n.1, pp.159-171. ISSN 0874-2049.

Com base na teoria sócio-cognitiva de Bandura (1995), a presente investigação teve como objectivo estudar a relação entre as crenças de auto-eficácia na transição para o trabalho e o apoio social percebido em estudantes finalistas do ensino superior. A amostra foi constituída por 221 participantes. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Auto-eficácia na Transição para o Trabalho (Vieira & Coimbra, 2005) e a Escala de Apoio Social (Vaux et al., 1986; versão adaptada por Antunes & Fontaine, 1994/5). Os resultados indicaram uma relação positiva e significativa entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social percebido no que diz respeito ao apoio social percebido por parte de amigos e de outros em geral.

Palavras-chave : Transição; Trabalho; Ensino Superior; Auto-eficácia; Apoio Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )