SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

FERREIRA, Joana Fojo; CONCEICAO, Nuno  e  VASCO, António Branco. Movimentação e Diferenciação Narrativa ao Longo do Processo Terapêutico: Um Estudo de Caso Longitudinal à Luz do Modelo de Complementaridade Paradigmática. Psicologia [online]. 2011, vol.25, n.1, pp.173-201. ISSN 0874-2049.

As narrativas são frequentemente consideradas o meio por excelência de reconhecimento e reorganização da experiência interna dos pacientes. Neste estudo procurou-se diferenciar e identificar potenciais marcadores narrativos de capacidade de processamento e, ao quantificá-los em diferentes momentos do processo terapêutico, verificar se existia evidência a favor da proposta de sequencialização do trabalho terapêutico do Meta-modelo de Complementaridade Paradigmática, em termos de estratégias gerais. Foram definidos, reconhecidos e analisados processos narrativos a nível molecular (a partir da revisão de literatura) e a nível molar (a partir da teoria do meta-modelo supra-referido) . Em ambos os casos, enfatizou-se as formas e capacidades de processamento da informação em detrimento dos conteúdos narrados. Os resultados evidenciaram diferenciação e movimentação entre as fases consideradas para processos moleculares e molares, e nestes últimos reconheceu-se um padrão de progressão narrativa de acordo com a sequencialidade proposta pelo modelo, para as fases em estudo.

Palavras-chave : Sequencialização; Fases do Processo; Processos Narrativos; Marcadores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )